MEU MUNDO E O CICLO PDCA

 

 

 

Por Daubert Gonçalves*

Baseado no trabalho de Francis Bacon, aristocrata francês considerado o pai da ciência moderna, o ciclo PDCA tornou-se popular pelo Dr. Edwards Deming, estudioso e considerado mentor do controle de qualidade moderno mas foi o trabalho de Walter Andrew Shewhart, físico e engenheiro que estipulou o “ciclo”.

Pensando em sua área, controle estatístico, Shewhart definiu que o controle estatístico de qualidade devia ser baseado em três etapas, especificação, produção e inspeção. O termo PDCA foi adotado na década de 50 por Deming em uma turnê de palestras pelo Japão que, segundo ele, com os termos em inglês ficariam mais próximos da intenção de Shewhart.

O que na verdade é um ciclo, o PDCA, é tratado no Brasil como matriz, ou seja, unidirecional porém, sua aplicação é intimamente ligada à melhoria contínua, por isso a necessidade de tratar de PDCA como ciclo e não apenas como uma matriz.

Ficou popularmente conhecido como matriz para solução de problemas afastando de sua aplicação original como programa de melhoria.

O trabalho que iniciei (ebook) utilizando ciclo PDCA pensa justamente nesta questão de retorno pois, ao invés de simplesmente repetir novas edições, a intenção é de atualiza-lo anualmente oferecendo um produto com as regras e comunicação do período mais recente.

Os trabalhos intelectuais também ficam restritos aos princípios físicos que impedem a construção do moto contínuo, a energia se dissipa em calor até o ponto de equilíbrio onde as forças se anulam e o indivíduo não consegue mais ir adiante. Por isso a escolha da atualização anual e não semestral como alguns insistem.

Tanto utilizado como ciclo ou como matriz o método PDCA pode e, na minha opinião, deve ser utilizado em todas as oportunidades, por menores que sejam, desde que a necessidade de velocidade permita. Não vamos pensar em PDCA, é claro, na ocorrência de um incêndio e você “do lado” de dentro das chamas mas, indubitavelmente o Corpo de Bombeiros utilizou em algum momento este método para definir e padronizar suas ações.

Como assessor de empresas utilizo e há anos os resultados são extremamente satisfatórios. Como estou focando em uma nova carreira no ramo imobiliário tanto como Avaliador de Imóveis como Corretor de Imóveis utilizar o método PDCA está me mostrando a versatilidade dos níveis Plan, Do, Check e Act principalmente com o uso da mais recente atualização que alterou o Check para Study.

O mercado imobiliário é extremamente dinâmico e, como disse Einstein, querer resultados diferentes agindo da mesma forma é pura loucura.

Nunca é perda de tempo, planeje, faça, estude ou revise e atue. Sua produção será sensivelmente aumentada, mas, lembre, que o centro de tudo continua sendo você.

*Daubert Gonçalves é Graduado em Gestão Pública, MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades, Auditor Interno ISO 9001/15 e coordena a estratégia e os trabalhos da equipe do GRUPO TOL.