OPINIÃO

Por Daubert Gonçalves*

No perfil de Daniel Scott foi deixado o seguinte enunciado.

“Quantas horas um atendente de restaurante do McDonald’s precisa trabalhar para comprar um iPhone 11: EUA = 77 horas Brasil = 833 horas Essa é a grande consequência da nossa baixa produtividade, educação péssima e altos impostos como cereja do bolo. Na sua opinião, como podemos melhorar esse cenário?”

Minha resposta:

Algumas sugestões:

1.      Estabelecemos uma metodologia educacional voltada ao desenvolvimento intelectual ao invés do desenvolvimento de mão de obra.

2.      Pagar professores públicos melhor que políticos

3.      Instalar câmeras com áudio e acesso para todos os pais às salas de aula públicas

4.      Reintegramos através de programas e políticas públicas a mentalidade útil das crianças e jovens para quando forem pais não confundirem seus filhos com presentes por algo que é obrigação, como por exemplo, presentear por passarem de ano, que deverá ser obrigação, ou estes sempre irão procurar “alguma recompensa” por fazerem o correto como acontece com a maioria dos atuais políticos.

5.      Vincular os programas sociais às crianças e seus desempenhos na escola.

6.      Estruturar e instituir escolas de tempo integral com aprendizado esportivo e profissional sendo os dois últimos vinculados ao desempenho educacional com nota mínima 7,5.

7.      Instituir programas de desenvolvimento tecnológico e científico a partir do ensino médio para deixarmos de exportar nossos (as) gênios.

8.      Instituir programa obrigatório de trabalho para adolescentes que não frequentam escola

9.      Pagar policiais melhor que professores e políticos com vantagens sociais para o(a) integrante e família.

10.  Tornar os presídios os piores locais do mundo e demonstrar nas escolas o que as esperarão se não forem cidadãos de bem afinal a sociedade não tem que pagar vida boa para quem não colabora com a sociedade e dissemina a violência.

11.  Instituir programas de vivência em cadeias e presídios para os adolescentes resistentes demonstrando o que os esperará se continuarem a não cumprir suas obrigações como cidadãos.

12.  Instituir um número de identificação civil único

13.  Instituir empresas de fulcro público autossustentáveis para a colocação inicial de trabalhadores e outras para recolocação da dignidade através do trabalho e não do cabresto financeiro.

14.  Reduzir os sistemas de auxílio social para 6 meses com a obrigatoriedade de participação de curso profissionalizante para o (a)(s) adulto (a)(s) e para os outros seis meses (máximo) comprovar busca de colocação no mercado de trabalho com confirmação de entrega de procura pelas empresas e entidades através de protocolo controlado pelo Ministério do Trabalho.

15.  Instituir controles internos de produção.eficazes em todos os órgãos, empresas e autarquias públicas.

16.  Extinguir a estabilidade de funcionários públicos mantendo-os por merecimento baseado no art. 100 do Decreto 200/67.

17.  Instituir os códigos de processos administrativos Municipais, Estaduais e Federais para que haja um prazo legal para cada procedimento em qualquer instância.

18.  Reduzir a carga tributária em todos os setores para ao invés de aumentar os preços dos importados, baixar dos produtos nacionais.

19.  Obrigar, no sistema eleitoral, que postulantes ao cargo de vereador tenham obrigatoriamente, no mínimo, curso técnico na área de administração pública

20.  Obrigar, no sistema eleitoral, que postulantes ao cargo de prefeito e deputados estaduais tenham obrigatoriamente, no mínimo, curso superior na área de administração pública

21.  Obrigar, no sistema eleitoral, que postulantes ao cargo de governador e deputados federais tenha obrigatoriamente, no mínimo, pós-graduação na área de administração pública

22.  Obrigar, no sistema eleitoral, que postulantes ao cargo de senador tenham obrigatoriamente, no mínimo, mestrado na área de administração pública.

23.  Obrigar, no sistema eleitoral, que postulantes ao cargo de presidente tenham obrigatoriamente, no mínimo, doutorado em administração pública

24.  Instituir a obrigatoriedade de sufrágio universal para procuradores municipais, estaduais e federais podendo ser destituídos a cada 4 anos sempre no período central de prefeitos, governadores e presidentes.

25.  Instituir a obrigatoriedade de sufrágio universal para juízes, promotores, desembargadores e ministros do judiciário havendo novas eleições a cada 8 anos nos períodos centrais dos mandatos de senadores.

26.  Extinguir a bipartição de período de mandato de senadores instituindo o prazo máximo de 4 anos.

27.  Reduzir a quantidade de senadores para 2 por estado sendo o terceiro proporcional à participação do estado no PIB.

28.  Instituir a pena de morte para políticos, agentes públicos e funcionários públicos corruptos e julgados comprovadamente culpados em 2ª. Instância com apresentação pública das provas.

29.  Extinguir e proibir a tributação em cascata

30.  Instituir Imposto de Renda para todas as categorias em, no máximo, 5%

31.  Proteger a indústria brasileira com imposto único de no máximo 5% ao invés de estipular 60% de imposto sobre o importado.

32.  Instituir imposto único sobre o trabalhador em 2%

E, enfim, deixar de ser colônia do resto do mundo fornecendo matéria prima e comprando produtos industrializados a preços impraticáveis.

*Daubert Gonçalves é Graduado em Gestão Pública, MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades, Auditor Interno ISO 9001/15 e coordena a estratégia e os trabalhos da equipe do GRUPO TOL.

Certificados (diversas áreas): https://www.grupotol.com.br/certificados-daubert-goncalves/